Acácia Lima | O olhar da Somos Mães

Uma leitura diferente para pais

O Diário de Bordo do Bebê e Mindfulness para Pais

Publicado em 17/08/2018

Acácia Lima

Acácia Lima - O olhar da Somos Mães

Colunista
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Uma leitura diferente para pais
O Diário de Bordo do Bebê
 
 
Quando recebi O Diário de Bordo do Bebê achei que seria mais um passo a passo semanal, do que esperar de cada fase e coisas afins.
 
 
Logo que abri o livro, dei de cara com um aviso de porta na orelha. De um lado "Não perturbe, precisamos descansar um pouco" e do outro "Entre e traga boas energias". O lembrete é para recortar e usar, achei muito simpático! Isso me motivou a folhear.
 
 
 A pediatra Luciana Herrero, autora do livro, começa falando da própria dificuldade, mesmo sendo médica. O livro é uma delícia de ser lido e visto, isso mesmo: visto! Através de vários QR Codes ao longo do livro, os leitores tem acesso a uma série de pequenos vídeos explicativos, produzidos e gravados especialmente para facilitar o aprendizado.
 
 
 Recheado de fotos e desenhos, além de didático, o conteúdo é extremamente sensível e acolhedor. Indico a leitura!
 

Dra. Luciana Herrero é médica pediatra, mas desde o final da residência percorreu um caminho diferente do traçado pelos pediatras tradicionais. Longe dos consultórios médicos, fez trabalhos voluntários em comunidades carentes e nas casas mais simples da zona rural de Minas Gerais. Escolheu focar a prevenção, em vez de tratar as doenças.

 

Treinou agentes de saúde da Pastoral da Criança, fez palestras em centros comunitários e coordenou um programa de educação de gestantes nos postos de saúde da cidade de Uberlândia (projeto que foi premiado pelo Ministério da Saúde).

 

Para garantir o bem-estar do bebê que está na barriga da gestante, ela cuida também da mulher e da família grávida. É apaixonada pela saúde, pela amamentação e pelo cuidado perigestacional. Em seu currículo, tem capacitações internacionais na área perinatal e primeira infância. Mãe de duas meninas, aprendeu muito do que ensina com suas próprias experiências, feitas de erros e acertos - todos compartilhados com suas pacientes e leitoras.

 

Luciana Herrero é hoje educadora familiar, Consultora Internacional de Amamentação (IBLCE/ USA) e colunista de programas de rádio e TV, onde compartilha seus conhecimentos sobre prevenção e a formação de famílias mais saudáveis. 

 

Você encontra O  Diário de Bordo do Bebê nas principais livrarias e custa R$ 69,90.

 

Mindfulness para Pais

 

Outro livro que recebi, também da editora Matrix, foi o Mindfulness para Pais. O termo mindfulness está sendo tão usado recentemente que achei que o livro seria mais do mesmo. Mais uma vez me enganei, ainda bem :-)

 

Mindfulness significa atenção plena. Para a autora Laura Sanches, psicóloga clínica, a atenção é o ingrediente fundamental na relação entre pais e filhos. Segundo Laura, o estresse diário, a correria e as obrigações cotidianas não nos permitem estar de forma plena com quem mais amamos. Estamos com os nossos filhos, mas não estamos presentes: agarramo-nos ao celular, pensamos nas preocupações que deixamos no trabalho. É preciso quebrar estes padrões e criar novos modelos de estar em família.

 

O livro traz uma série de pequenos depoimentos que levam aos leitores à identificação e ao espanto (pensei que fosse só comigo!), enquanto a autora ensina a desenvolver uma nova atitude enquanto pais e a educar de forma consciente, estabelecendo um sólido vínculo através do respeito e da confiança.

 

O mindfulness ajuda os pais a:

 

- Gerir melhor o estresse, que pode estar na base de muitos comportamentos negativos em relação a seus filhos, e a lidar melhor com os desafios de ser pai ou mãe.

- Entender melhor o passado e sua própria história para não repetir um ciclo de erros.

- Aprender a cuidar melhor de si próprios e a tornar-se adultos mais tranquilos e confiantes.

- Estar mais atentos e mais conscientes das necessidades dos filhos.

- Usar as ferramentas certas para responder da melhor forma a essas necessidades, em vez de se limitar a reagir aos seus comportamentos.

 

Laura Sanches trabalha em Lisboa, onde dá consultas, cursos e workshops. Licenciou-se em psicologia clínica em 2002 e, a seguir, concluiu o mestrado em Consciousness and Transpersonal Psychology na Universidade John Moores. Fez também alguns cursos de especialização em Aconselhamento e Psicoterapia.

 

Paralelamente ao seu trabalho clínico, foi professora de ioga durante vários anos. Quando descobriu o mindfulness, percebeu que encontrara a integração perfeita entre os benefícios que observava na ioga e o trabalho mais clínico da psicologia. Desde que foi mãe percebeu também o impacto que o mindfulness poderia ter na capacidade de os pais educarem os filhos, passando assim a dedicar-se de forma mais profunda ao campo da parentalidade consciente e ao aconselhamento parental. Suas intervenções no aconselhamento parental alicerçam-se em bases científicas enquanto psicóloga e no seu conhecimento sobre a teoria do apego e o desenvolvimento infantil, assentadas nas descobertas mais recentes da neurociência.

 

Mindfulness para pais está nas livrarias e custa R$ 39,90.

 

Sobre a Matrix Editora

 

Matrix Editora possui 550 títulos publicados e faz cinco novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Biografia da Televisão Brasileira, Laços de Sangue, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

 
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Sobre o colunista

Acácia Lima

Acácia Lima era empresária de comunicação. Abandonou a carreira de 20 anos e criou a Somos Mães de Primeira Viagem depois que a filha Mariana nasceu. Para Acácia, a Somos Mães é mais do que um trabalho, é a causa que trouxe propósito à sua vida.