Somos Mães | Parentalidade, Programas In company

Política temporária de homeoffice

COVID-19 ou Coronavírus exige novas adaptações

Publicado em 19/03/2020

Somos Mães

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Política temporária de homeoffice

“Somos Mães” porque o nosso movimento nasceu com a maternidade, mas hoje estamos organizadas para atender pessoas físicas e jurídicas facilitando o desenvolvimento humano através de cursos, rodas de conversa, formações de líderes, utilizando nossos skills de antes e principalmente os que vieram depois dos nossos filhos.

 

Hoje carregamos as bandeiras de saúde psicoemocional, da cultura Family Friendly e da humanização dos ambientes de trabalho e pensando nisso, ficamos aqui... “como podemos apoiar as empresas neste momento?”.

 

Temos enviado alguns materiais, mas hoje decidimos dar algo desenvolvido por nós de PRESENTE para vocês – uma POLÍTICA TEMPORÁRIA DE HOME OFFICE.

 

Esperamos que gostem :-)

 

Foi desenvolvida com carinho e cuidado e já validada por um advogado trabalhista (de forma genérica), porém, lembre que é importante você adaptar as regras e linguagem para o seu público, ela precisa “conversar” com ele!

 

Sentimos que é preciso facilitar produtividade neste momento, e essa política resguarda a empresa e apoia os colaboradores.

 

Ao enviar este presente pra vocês nos sentimos de alguma forma mais presentes e atendendo nossa missão. 

 

OBS.: Reforçamos que a lei determina que seja feito também um aditamento de contrato.

 

 

Estamos dispostos a nos adaptar a novas realidades.

 

Com a velocidade e comprometimento que já é parte do nosso negócio, tomamos a atitude de adequar horários e locais de execução do nosso trabalho, para contribuirmos com a proteção da nossa comunidade do COVID-19 ou Coronavírus.

 

O que é Home Office?

Home Office é o trabalho remoto ou à distância. É entendido como a modalidade de trabalho na qual as atividades são realizadas na residência do funcionário ou em outro ambiente apropriado, mediante a utilização dos recursos de informática e tecnologia de comunicações e aprovação da empresa.

 

Quem fará Home Office nesses tempos de Coronavírus?

Os acordos serão feitos entre o RH, às lideranças e os colaboradores, mas a princípio, sempre que encontrarmos a possibilidade de fazer home office, devemos aderir a essa situação. Isso ocorre em razão a esse momento atípico que estamos vivendo na sociedade e visa apoiar a saúde da nossa comunidade, vez que os direcionamentos do setor público do país são de redução máxima de interação física e isolamento sempre que possível.

 

Como são os horários de trabalho no Home Office?

Os horários nessa modalidade de trabalho são os mesmos que aqueles cumpridos quando realizados no escritório, ou seja, todos devem estar disponíveis nos horários já conhecidos de trabalho, bem como, devem manter os intervalos de refeições.

 

Não é recomendado que se cumpra banco de horas enquanto em Home Office, estando sua realização sujeita à aprovação prévia da liderança. Caso isso aconteça, as horas excedentes cumpridas em Home Office serão contabilizadas da mesma forma que as cumpridas em formato de trabalho regular e terão o mesmo peso das realizadas na companhia.

 

Nesse momento não exigiremos a marcação de ponto da jornada de trabalho que for cumprida remotamente, escolhemos confiar no comprometimento de nossos colaboradores com a produtividade e o regular pronto atendimento das situações. (Para empresas com ponto via aplicativo isso se torna possível e aplicável.)

 

Sabemos que muitas famílias terão suas rotinas mudadas nesses dias, dado que as escolas estarão fechadas oficialmente a partir do dia 23/03, mas pedimos que as atividades de trabalho sejam priorizadas sempre que possível, e que todos estejam engajados em manter a produtividade e cumprir todos os compromissos de trabalho. Em caso de dificuldades, a liderança e o RH devem ser comunicados imediatamente para providencias.

 

Até quando vamos trabalhar com essas mudanças de local de trabalho?

 Esse é um período de incerteza, mas estaremos atentos à possibilidade de volta a rotina normal de trabalho no escritório. Assim, essa política pode ser revogada a qualquer momento, registro que será feito por e-mail para todos os colaboradores.  

 

Quais ferramentas de trabalho são importantes para Home Office?

Todos os colaboradores que já possuem notebook fornecido pela empresa, bem como plataformas de acesso e conexão remota à rede interna, devem se utilizar destes para que o trabalho seja realizado. Não é permitido a utilização de computador próprio para a realização do home office. (Para empresas que optarem por permitir a utilização de equipamentos particulares deverão estabelecer regras para tal).

 

É importante o apoio tecnológico de internet com velocidade adequada. O colaborador que tiver dificuldade com isso deve avisar imediatamente o RH e a liderança direta.

 

organização do espaço físico adequado também deve ser observada pelo colaborador, que deve considerar, por exemplo, a iluminação, silêncio, postura correta e sadia. Sendo de sua responsabilidade o zelo e cumprimento de suas condições regulares de trabalho, de acordo com sua livre conveniência e escolha.

 

Ter uma forma de comunicação rápida e sempre disponível também é importante, isso deve ser o compromisso de todos os colaboradores, mesmo aqueles que não têm telefone corporativo. Nesse caso e excepcionalidade, os colaboradores que aderirem a essa política concordam em usar seus celulares particulares para atendimento de situações de trabalho, utilizando apenas recursos que não exigem aumento de contrapartida financeira, como o whatsapp.

 

Informações importantes!

 

Independentemente do local que o trabalho é realizado, todos devemos garantir a confidencialidade e integridade das informações da empresa que temos acesso.

 

O colaborador deverá comunicar à companhia qualquer tipo de incidente, ferimento ou doença que possam afetar a realização de seu trabalho e que tenham ocorrido em decorrência ou durante a realização de Home Office.

 

 

Documentos relacionados

  • Termo de Adesão ao Home Office Temporário.

 

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RH

 

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Sobre o colunista

Somos Mães

A Somos Mães hoje é formada por três mães: Acácia Lima, mãe da Mariana, fundadora da empresa e ONG Somos Mães desde 2015 e 2018, respectivamente; Anne Bertoli, mãe do Arthur com ampla experiência em RH; Brunna Martinato, mãe da Luiza e do Luca, psicóloga com formação na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).