Fertilização | NOTÍCIA

Os benefícios da amamentação para a mãe

A importância da prática da amamentação para a saúde da mulher ainda é pouco divulgada

Publicado em 21/03/2019

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Os benefícios da amamentação para a mãe

Amamentar consiste no ato de alimentar o bebê com o leite vindo diretamente do seio materno. De acordo com a Organização Mundial da saúde, é recomendada amamentação materna exclusiva por seis meses e complementada até dois anos ou mais. Os benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê são muito difundidos, o leite materno é o alimento natural para os bebês, ele fornece toda a energia e os nutrientes de que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida. Mas a importância da prática da amamentação para a mãe, para a saúde da mulher, ainda é pouco divulgada.

 

A amamentação é um momento único na vida da mulher que se torna mãe. Esse momento exige uma dedicação única e exclusiva à nova vida gerada. O ato de amamentar é benéfico ao corpo, à mente e, podemos dizer que, à alma e ao coração materno. Pois, a partir desse ato, a relação entre mãe e filho começa a nascer e se fortalecer.

 

Por meio da amamentação a mulher tem a capacidade de oferecer ao seu filho o melhor alimento e a partir disso o bebê cresce saudável. Ter consciência disso pode fazer as mulheres se sentirem mais forte e capazes de enfrentar a maternidade, nova etapa da vida, que não é fácil, muitas vezes desgastante, mas absolutamente compensada pela alegria de poder de forma tão significativa com o crescimento e desenvolvimento do bebê.

 

Embora existam estudos que comprovem a importância da amamentação para a mãe, são enfatizados os benefícios para a saúde da criança. O benefício mais divulgado em relação à amamentação para a saúde materna é justamente o que menos se tem evidências científicas: a perda de peso. Isto porque mulheres que não amamentam também podem apresentar redução de peso significativa pós-parto. Mas destacamos aqui alguns benefícios reconhecidos:

 

- Combate a hemorragia pós-parto;

- Acelera a recuperação da mulher;

- Diminui o risco de câncer de mama;

- Diminuiu o risco de câncer de endométrio;

- Diminuiu o risco de câncer de ovário;

- Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2;

- Diminuiu o risco de doença de Alzheimer;

- Aumenta a sensação de bem-estar.

 

Além desses benefícios diretos à mulher, a amamentação não exige a necessidade de esterilizar nenhum utensílio e por isso pode acontecer em qualquer local; o custo financeiro com mamadeiras e leite artificial é desnecessário, fazendo diferença no orçamento da família; e criança amamentada adoece menos, não exigindo a falta da mãe ao trabalho e suas atividades diárias. Portanto, a amamentação tem impacto social também, que indiretamente beneficia muito a mulher.

 

Dessa forma, chamamos a atenção aqui para a importância da amamentação para a mãe. Reconhecemos que amamentar não é fácil, exige aprendizado, exige dedicação, o início, geralmente, é desafiador. Mas tudo recompensa, não somente para o crescimento e desenvolvimento do bebê, mas essa prática é muito importante para as mães também.

 

Gostou de dessas informações sobre a importância da amamentação para a mãe?

 

Participe dos nossos Cursos para Gestantes, confira a programação no link.

 

Compartilhe este conteúdo e nossas redes sociais para que mais mães tenham acesso a essas informações.

 

@amparomaterno

@somosmaesdeprimeiraviagem

 
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus