Grávidas | NOTÍCIA

Gestante pode dirigir?

Considerando alguns cuidados, a atividade está liberada

Publicado em 10/08/2019

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Gestante pode dirigir?

Dirigir veículos é uma atividade liberada para a gestante em qualquer período da gestação, uma vez que o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não fixa regras sobre o tema.

 

“Por isso, se não houver contraindicação e a gestação estiver transcorrendo normalmente, a mulher poderá dirigir sem problema, bastando tomar alguns cuidados, ” alerta a Drª Erica Mantelli.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No caso de usar o cinto de segurança de três pontos, a gestante não deve passar a alça inferior por cima do abdome, e sim na linha da cintura, para que o abdome não seja comprimido, no caso de uma freagem brusca ou colisão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns médicos orientam que as mulheres devem dirigir somente até o oitavo mês de gestação. “No caso de uma colisão, por exemplo, o abdome poderia ser afetado com o impacto no volante", informa a ginecologista.

 

As gestantes devem tomar alguns cuidados especiais: o ideal é que a direção fique pelo menos um palmo de distância do abdômen, por exemplo. Outra recomendação importante para as grávidas que precisam dirigir longas distâncias é fazer algumas paradas para alongar as pernas, braços e costas, além de caminhar um pouco, aliviando o inchaço.

 

É fundamental hidratar-se regularmente e levar consigo os telefones do médico e de emergência, no caso de algum mal-estar, início das contrações ou rompimento da bolsa. “O primeiro passo será parar o carro em algum lugar seguro, ligar para seu médico e pedir ajuda de algum familiar”, finaliza a obstetra Erica Mantelli.

 

Participe dos Cursos para Gestantes Somos Mães, a próxima turma acontecerá no dia 24 de agosto. Consulte nossa agenda e faça a sua inscrição.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus