Mães & Filhos | NOTÍCIA

Home office e maternidade

5 dicas que melhoram o desempenho do trabalho remoto

Publicado em 21/03/2020

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Home office e maternidade

Estamos há uma semana vivendo o isolamento necessário para minimizar os efeitos do novo Coronavírus. Home office, antes uma prerrogativa de pequenos empreendedores ou de empresas jovens, tornou-se uma realidade. Flexibilidade e uma boa dose de paciência conosco, com os filhos e com o ambiente doméstico em geral, portanto, é essencial.



Mesmo com a tecnologia a nosso favor, nem sempre á fácil conciliar as demandas dos filhos, a casa e o trabalho. Por isso, separei aqui algumas dicas para você e espero que possam ajudar nos próximos dias de home office.

 

1. Peça colaboração

 

Converse com seus filhos, marido e com quem mais estiver na casa. Explique que na próxima hora, ou próximas horas, você não poderá atender as demandas mais simples. Com filhos pequenos, peça o apoio do outro adulto da casa, se houver. Caso esteja sozinha, o desafio é maior, mas sempre vale a pena conversar com os pequenos, eles entendem mais do que pensamos.

 


2. Tenha um lugar específico para trabalhar

 

Trabalhar do sofá, da cama ou na sala só funciona se você morar somente com adultos, e mesmo assim dispersa bastante. Sem falar que participar de vídeo conferências da cama não é confortável: se você se mexer vai atrapalhar a reunião. O ideal é escolher um local com mesa, arejado e que você possa isolar melhor os ruídos.


3. Não esqueça de beber água ou comer alguma coisa saudável

 

Trabalhar de casa faz com que a gente esqueça das coisas mais simples, como beber água, comer uma fruta ou ir ao banheiro. Não esqueça de ter sempre a mão uma garrafinha d'água, uma fruta já lavada e fazer xixi assim que der vontade. Pode parecer bobagem, mas sem esses cuidados, a chance de desencadear uma cistite (infecção urinária) é grande.

 

4. Aceite a imperfeição

 

A perfeição não existe, todos nós sabemos, mas, mesmo assim nós exigimos que sejamos perfeitas e que nossa família também seja. Relaxe, isso nunca será possível, de verdade! Então, aceite que seus filhos irão brigar e você terá que interromper aquela planilha super importante que estava fazendo. Aceite que terá que limpar o bumbum do pequeno no meio daquela vídeo conferência (veja a dica abaixo) e que precisará trabalhar com ele no colo, vez por outra.

 

5. Humanize-se

 

Quando estiver no meio de uma chamada de vídeo, ou mesmo de áudio, avise que tem filhos pequenos e que pode acontecer alguma demanda inesperada. Seja sincera e, assim, será possível despertar empatia do outro lado. Quem sabe, dessa forma, não construímos uma sociedade mais empática com as mães (e pais)?


Texto escrito por @acacialima

 

Siga nossas redes sociais @somosmaesdeprimeiraviagem

 

Participe dos nossos cursos e rodas de conversa, acesse nossa agenda.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus