Psicomotricidade | NOTÍCIA

Você sabe o que é apojadura?

Conheça a famosa “descida do leite”

Publicado em 02/03/2020

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Você sabe o que é apojadura?

A apojadura é o preparo das mamas para a produção de leite, é a famosa “descida do leite”. Geralmente ela ocorre até o quinto dia de pós-parto, as mamas ficam aumentadas, bem cheias, pesadas, ficam ingurgitadas (empedradas), lustrosas, podem ficar avermelhadas e algumas vezes ficam quentes.

 

Por conta disso, não é raro as mulheres confundirem a apojadura com problemas relacionados ao aleitamento materno. Neste período é normal que o fluxo de leite seja bem pequeno, descendo em forma de gotas, mas isso é o suficiente para satisfazer o bebê, já que sua capacidade gástrica é muito pequena nos primeiros dias de vida.

 

A apojadura dura alguns dias, até a produção láctea ser estabilizada de acordo com a necessidade das mamadas do bebê. No entanto, esses dias podem ser desconfortáveis e o bebê pode ter dificuldade para mamar. Portanto, recomenda-se nesse período fazer massagens, com as palmas das mãos ou ponta dos dedos, nas mamas e ordenhar as mamas para alívio do desconforto.

 

Manobras que promovem o balanço das mamas com a mãe discretamente inclinada para frente também são indicadas, pois favorecem a extração de leite. Uma dica popular que alivia bastante o desconforto é utilizar uma folha de repolho congeladas (bem higienizadas) sobre as mamas, promovem o alívio do desconforto causado pelas mamas cheias e quentes. Essas medidas deixam a aréola mais amolecida, facilitando a pega do bebê para mamar.

 

No entanto, esteja atenta: Se as mamas ficarem muito cheias, ingurgitadas demais a ponto da própria mulher não conseguir ordenhar ou o bebê não conseguir sugar, busque por auxílio profissional que entenda de aleitamento materno. A consultoria em amamentação pode ser um investimento de muita importância nesse período. A consultora em amamentação avaliará as mamas, o bebê e a mamada. Auxiliará mãe e bebê na pega, orientará sobre os cuidados com as mamas e buscará oferecer suporte para o sucesso da sua amamentação.

 

Gostou desse texto?

 

Compartilhe este conteúdo e nossas redes sociais para que mais mães tenham acesso a essas informações:

 

@amparomaterno

@somosmaesdeprimeiraviagem

 

Participe dos Cursos para Gestantes Somos Mães e das nossas rodas de conversa, consulta nossa agenda.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus